Pesquisa Neotropical

USO DE TELEMETRIA DE ELETROMIOGRAMA (EMG) NA AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO NATATÓRIO DE BAGRES AMAZÔNICOS

Pesquisadores da Neotropical Consultoria realizaram o primeiro experimento da América do Sul com telemetria de eletromiograma (EMG). Os transmissores de EMG, através de sensores implantados na musculatura dos peixes, transmitem (além do código de identificação) um número, indicando o grau de movimento do indivíduo marcado. Esse número pode ser relacionado a diferentes tipos de natação (manutenção, explosão, por exemplo) indicando de maneira indireta o grau de fadiga a que o peixe foi exposto em diferentes tempos e vazões. Esse projeto foi realizado com bagres amazônicos no Rio Xingu e é objeto de pós-doutorado da bióloga Lisiane Hahn junto à Universidade de British Columbia (UBC), no Canadá.

ASSOCIAÇÃO ENTRE LARVAS INJURIADAS E PASSAGEM DESCENDENTE DE PEIXES EM USINAS HIDRELÉTRICAS

A Neotropical em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR) desenvolveu metodologia para avaliação da associação entre injúrias físicas nas larvas de peixes e a passagem descendente destas larvas por estruturas (grupos geradores e vertedouros) de usinas hidrelétricas.

PROTOCOLO “RAMP” E PARÂMETROS FISIOLÓGICOS NA PREDIÇÃO DE MORTALIDADE EM PEIXES MARCADOS COM TELEMETRIA

Estresse e mortalidade podem ser problemas associados aos processos de captura e marcação de peixes. Pesquisadores da Neotropical estão adaptando protocolos “RAMP” (Reflex Action Mortality Prediction) desenvolvidos para predição de mortalidade de salmões para peixes amazônicos. Da mesma forma, parâmetros fisiológicos preditivos de mortalidade estão sendo investigados nos projetos executados pela Neotropical que envolvem captura, manuseio e marcação de peixes, aplicados à fisiologia da conservação.

54 3312-0985 / 3313-0087 | Rua Cesário Rosseto, 182 - Vila Lucas Araújo - Passo Fundo - RS | neotropical@neotropical.com.br